quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Garantia Apple no Brasil e no Mundo!

Você já deve ter se perguntado como funciona a garantia do iPhone/iPad no Brasil, se ninguém ainda te esclareceu com detalhes certamente você irá gostar muito desse Post.
As perguntas mais comuns que ouvimos: Se acontece alguma coisa com o aparelho, a quem recorrer? E se ele foi comprado no exterior? E se já tiver passado do prazo?


Estas e outras dúvidas serão esclarecidas neste artigo.

Garantia mundial

O iPhone tem garantia mundial. Isto quer dizer que, se você estiver a passeio em Nova York ou em Paris e seu iPhone tiver algum problema, basta passar em qualquer Apple Store que eles trocam de graça o seu aparelho, caso seja caracterizado falha prevista na garantia. Diversos leitores já nos testemunharam isso e é assim que funciona, não importa onde você o comprou. E não precisa nem mesmo de nota fiscal: um sistema interno da Apple conhece cada aparelho existente e diz se ele está ainda dentro do prazo ou não, através do número de série.

Se você quer saber se seu atual aparelho ainda está na garantia, basta acessar esta página (em inglês) e introduzir o número de série de seu aparelho (se não sabe como obtê-lo, veja aqui).
Neste sentido, a Apple é muito eficiente. No exterior, o cliente é tratado como rei e tudo acontece de forma fácil e rápida. Inclusive há casos de leitores que quebraram a tela do aparelho e, mesmo assim, tiveram ele prontamente trocado na Apple Store.
  
Garantia do iPhone no Brasil

Infelizmente, a linda história contada até aqui não se aplica no Brasil! Isto porque a garantia do iPhone em nosso país, diferente de qualquer outro produto da Apple, é de total responsabilidade das operadoras. Isso mesmo!
Mas isto não é exclusividade nossa. A “regra”, na verdade, é que em países que não possuam lojas físicas da Maçã (Apple Stores reais, não revendas), quem arca com a responsabilidade são as operadoras locais. Este é o contrato imposto pela Apple para as teles que querem vender seu aparelho. Com o iPad, iPods e computadores da Maçã a história é diferente, sendo as assistências técnicas autorizadas a se ocupar.
Quem sai perdendo com isso somos nós, consumidores, pois nossas operadoras não possuem o mesmo nível de qualidade que a Apple, até porque, para elas, o iPhone é apenas mais um aparelho do portfólio (algumas tem dificuldade inclusive de gravar o nome correto do aparelho).
Os problemas já começam quando os próprios atendentes não estão preparados para tratar de garantia, criando a situação desagradável do cliente ter que insistir que são eles os responsáveis. A coisa fica pior ainda quando se compra o aparelho fora da operadora, em uma revenda da Apple ou em algum outro site (Americanas, Submarino e outras), pois em muitos casos, ninguém quer assumir o problema (loja empurra para a operadora, que empurra para a loja).
É importante que a regra fique clara: as operadoras são 100% responsáveis pela garantia do iPhone no Brasil. Mesmo se você tenha comprado em uma loja online como a Saraiva, por exemplo, é a operadora associada ao aparelho que deve trocá-lo em caso de problemas. E isso é um fato, mesmo que eles digam o contrário.

O que a garantia não cobre

A garantia não cobre danos causados por acidente (como quedas involuntárias), desmontagem, assistência técnica e modificações não autorizadas. Um iPhone que apresenta falhas decorrentes de danos físicos ou contato com líquido também não é coberto.
Se você precisar, a Apple disponibiliza uma cópia do contrato de garantia para cada aparelho. Ele começa em inglês, mas no meio dele há a versão em português também.

Conclusão

Garantia do iPhone, hoje no Brasil, é sinônimo de dor de cabeça. Impossível não perder algumas preciosas horas para resolver qualquer problema, por mais que se tenha sorte e o procedimento ocorra bem você terá dor de cabeça, isso tudo por culpa das leis impostas nesse país.
O fato é que, enquanto não tivermos uma loja física da Apple oficialmente em nosso território, a novela continuará em muitos casos, principalmente porque o treinamento dos atendentes das operadoras não é uniforme em todo o país.
Se você já precisou usar a garantia do iPhone no país, deixe aqui nos comentários a sua história. É compartilhando experiências que todos ganharemos forças para melhor enfrentar a situação quando necessitarmos.

Fonte: BlogdoiPhone

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