sábado, 8 de outubro de 2011

Steve Jobs um Gênio? Ou exagero?

O que será da Tecnologia sem Steve Jobs? Muitos podem achar um exagero fazer essa pergunta, mas pra quem conhece um pouco de tecnologia e um pouco de sua história neste momento se faz a mesma pergunta. O Mundo perdeu um gênio da inovação e do perfeccionísmo, isso tudo contribuiu com o sucesso mundial da Apple que no passado foi considerada uma empresa falida, que desde o início Steve Jobs lutou pra conquistar o mercado de forma inteligente e ousada. Arrisco a dizer que se nunca tivesse existido a Apple o mundo tecnológico não seria o mesmo, até porque, todas as empresas de tecnologia hoje, não vive sem um aparelho da Apple ou sem utilizar as idéias geniais da Apple para conquistar o mercado. Uma prova disso é a grande evolução dos portáteis, quando o iPod começou a fazer sucesso no mercado mundial, começaram a copiar a ideia um exemplo disso foram os MP3 Players e MP4 Players, depois com o sucesso do iPhone, o mercado abriu os olhos para os Smartphones, cresceu tanto que hoje de cada 6 pessoas que trabalham com tecnologia 4 tem iPhone, o sucesso foi tão lucrativo que os concorrentes que começaram a investir pesado em SmartPhones "parecidos" com o iPhone, começou a "chover" touchscreen no mercado, o bom disso é que com o aumento da concorrência ficou mais acessível ter um smartphone e forçou a Apple a continuar a inovando e chegar nesse patamar. Foi só a Apple lançar o iPad que tudo ficou mais disputado, apareceram os concorrentes fortes com sistemas inovadores e com o mesmo conceito da Apple, TouchScreen, Lojas de Aplicativos, Design Parecidos entre muitas outras semelhanças. A Verdade é uma só, eu tenho um iPhone e não troco por nenhum outro aparelho, isso porque o aparelho é sensacional e o seu sistema super rápido e inteligente (com um iPhone, você não precisará reiniciar seu aparelho pra destravá-lo), sem falar do estilo visual que agrada e surpreende nos detalhes, detalhes que sempre foi o principal foco de Steve Jobs, sempre venceu as disputas pelos detalhes. Enquanto os concorrentes tentavam copiar seus projetos ele já estava lançando novas versões conquistando pelos detalhes inovadores. 
Muitos dizem não gostar da Apple porque possui um arquitetura fechada, seu equipamentos só funcionam entre si, suas peças não servem para outros equipamentos e que seu sistema é muito difícil. Só fala isso quem nunca parou pra analisar as circunstâncias. Dêem uma olhada na Microsoft desde seu surgimento... o Windows é um sistema aberto, Livre e Barato? o Sr. Bill Gates foi muito inteligente ao ponto de ter uma visão também genial, de "Criar" um sistema operacional compatível com qualquer outro computador, porém fechou seu sistema de tal forma que nem os próprios desenvolvedores conseguem corrigir suas falhas. A Microsoft foi uma sucesso e cada vez mais virou um monopólio dos Sistemas. Steve Jobs pensou diferente, foi mais ousado! Criou sua própria arquitetura física e seu próprio "sistema", foi difícil a aceitação pois as grandes Empresas naquela época (IBM, HP e Xerox) recusava a Apple... com o passar do tempo começaram a perceber que o mundo tecnológico não poderia ficar estagnado, deveriam inovar, e resolveram a olhar para o lado e ver que existia uma "empresinha" de fundo de quintal chamada Apple, que tinha ideias inovadoras e seu criador, um cara obcecado pelo detalhe e perfeição. Quando a Apple conquistou o mercado tudo mudou, tudo ficou mais acessível que em poucos anos se tornou em uma potência nos EUA. E como qualquer outra empresa, teve sua crise e quase faliu! Mas isso só não aconteceu porque Steve Jobs nunca desistiu de seus sonhos, resolveu recomeçar e dai pra frente foi só sucesso! 
Todos os anos a Apple lançava suas novidades, desde Sistemas Novos até seus aparelhos tecnológicos.
Muitas vezes achamos muito caro os equipamentos da Apple e injustamente falamos que essa empresa só serve para as pessoas que tem dinheiro! Isso não é verdade! A Verdade é que num país como o nosso tudo se torna mais caro! um iPhone 4 hoje no Brasil é vendido somente pelas Operadoras (Claro, TIM, Oi e Vivo) e não sai mais barato que R$ 1.400,00, caro? Sim um absurdo! Nos Estados Unidos você compra o mesmo aparelho em qualquer autorizada Apple e Operadoras pelo preço de U$ 380,00, caro? um preço razoável para a tecnologia Apple. A culpa de ser tão caro aqui no Brasil é culpa dos Impostos que nós temos que pagar para poder ter algo importado. Agora me diz o que está errado nisso? A Apple? Ou o Brasil? 
Porque a Apple não cria sua loja no Brasil? Simples, porque não seria lucrativo! Dizem que futuramente terá sim uma Apple no Brasil, será que daria certo? Seria bom por um só motivo, com a Fabrica da Apple no Brasil teríamos assistências autorizadas espalhadas pelo país e não precisaríamos enriquecer as Operadoras para comprar um iPhone! Porque hoje, se você comprar um iPhone em qualquer operadora brasileira estará comprando um iPhone pra você e comprando outro para a própria operadora! Enquanto elas vendem 100 iPhones, ganham 100 iPhones das próprias vendas! Praticamente é isso que acontece!

... Voltando ao assunto Steve Jobs,
Talvez sem o Steve Jobs, chegaríamos no mesmo resultado, porém depois de muitos anos. Resta saber e acompanhar pra saber se os seus sucessores vão continuar inovando e sendo detalhistas como o gênio.
Talvez o Google consiga com Android passar a Apple para trás como está fazendo com a Microsoft.

Apple, the fruit of sin!

"...um Gênio que se vai, uma história que fica..."

Nenhum comentário :

Postar um comentário