segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Android 5 (Lollipop)

No meu post anterior eu falei sobre o novo Moto X 2ª geração e prometi falar sobre o Novo Android 5.0, o famoso Lollipop, vou ser bem breve na minha análise.

O que dizer no Android em modo geral?
- Um dos melhores sistemas operacionais para smartphones que já inventaram e que dependendo do aparelho utilizado sua experiência passa à ser fascinante!

Qual a diferença do Android 4 (Kitkat) para o Android 5 (Lollipop)?
- Basicamente melhorias no visual, melhor utilização de alguns recursos e uma novidade (Multi-usuário)!
- No Lollipop houve mudanças radicais nos visual comparando com o anterior Kitkat que na minha opinião não deixou de ser top! Acredito que com o passar do tempo e com o crescimento do Android pelo mundo, passa a existir cobranças de inovação, sendo assim, acredito que como o Android já tem milhares de recursos, sobrou apenas poucos detalhes para ser ajustado e um deles foi a parte visual, que por sinal ficou muito bacana.
- Alguns recursos como o Google Now por exemplo foi melhorado no Lollipop, mas nada tão chocante! Acredito que muitas coisas boas estarão por vir quando falamos de Google Now. 
- Quando falamos de melhor utilização de recursos, é interessante que sejamos cautelosos, pois dependendo do seu modelo e fabricante do seu smartphone isso possa ser apenas uma lemda. Falo isso porque sabemos que existem muitos fabricantes que possuem direitos de comercialização da marca Android tornando-o muitas vezes Android Proprietário, mas alguns recursos bacanas foram atualizados e melhorados como recursos de cameras, fotos, filmes e barra de notificação.
- Agora sem dúvidas o que mais me surpreendeu foi o recurso de Multi-usuário! Aí você me pergunta, o que seria isso Reinaldo? rsrs, vamos lá...
Quando você possui um computador na sua casa que é utilizado por mais de uma pessoa, é possível que cada pessoa possua uma conta de usuário para tornar a utilização desse computador mais seguro ou com privacidade, correto? Sendo assim, seguindo por essa lógica, com o Android 5 Lollipop já é possível trabalhar da mesma forma. Digamos que você tem filhos e tem algum receio ou preocupação de emprestar seu celular para seu filho jogar e acabar desinstalando algo importante ou até mesmo suas fotos, neste caso você pode criar uma nova conta especificamente para seu filho utilizar sem ter preocupação com suas informações. Bacana isso né? Pois é, há quem irá dizer que não tem muita utilidade esse recurso, pois celular é individual e tal, mas se parar pra analizar é um recurso e tanto.

Abaixo coloquei algumas fotos do novo Android Lollipop para quem ainda não viu ou instalou. Fiz questão de mostrar o menu de multi-usuário também.

Nessa imagem a tela de apresentação do Android.
Nessa imagem o menu de configuração bem mais clean.
Nessa imagem a barra de notificaçoes
E por fim a tela de Multi-usuário.

Esperam que tenham gostado desse post e fico feliz sempre que recebo um comentário, email ou twite agradescendo por algo.
Obrigado!

Até o próximo post.

Nenhum comentário :

Postar um comentário